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Amortecedores
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Problemas causados por amortecedores
em mau estado:
Pulos descontrolados das rodas
Desgastes irregulares dos pneus
Desgastes prematuros das peças da
suspensão
Desconforto ao dirigir
Falta de segurança
Perigo ao frear
Falta de aderência nas curvas
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Escapamentos
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O escapamento é a
peça fundamental para o desempenho,
conforto e civilidade no uso do veículo.
O Silencioso sofre todos os tipos de solicitações,
químicas e mecânicas.
Seu perfeito funcionamento é indispensável
para um bom desempenho do motor, que é
calibrado para operar sob determinadas
condições de velocidade
dos gases, contrapressão e temperatura.
O silencioso tem como objetivo reduzir
os ruídos gerados pela combustão
dos gases do motor, além do ruído
provocado pelo choque dos gases com o
meio ambiente, cuja velocidade e intensidade
são gradualmente reduzidas pelo
redirecionamento dos gases em seu interior.
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Serviços de Suspensão
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É o conjunto de peças
compreendido por eixos, molas, amortecedores,
rodas, caixa de direção,
pivôs, terminais, etc...
A função deste conjunto
é propiciar estabilidade, dirigibilidade,
conforto e segurança para o veículo.
Para isto é necessário uma
combinação de vários
componentes interligados tais como:
Amortecedores
Molas
Pivôs
Bandejas
Terminais
Rolamentos
Barras de direção
Juntas homocinéticas
Buchas
Batentes
Articulador
Caixa de direção
Trizetas
Componentes diversos (Guarda-Pó,
calços, parafusos, etc...)
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Alinhamento
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O alinhamento é especificado
pelo fabricante do veículo a fim
de oferecer uma maior estabilidade do
veículo, melhor dirigibilidade
e otimização do grau de
esterção. Um carro desalinhado
pode trazer conseqüências graves,
como por exemplo um acidente (o alinhamento
é medido em graus e regulado no
terminal de direção).
Dicas de quando se deve alinhar o seu
automóvel: A cada troca de pneus.
Quando os pneus estiverem apresentando
desgaste excessivo na área do ombro.
Desgaste da banda de rodagem do pneus
em forma de escama. Quando um pneu tem
maior desgaste que o outro. Vibração
do automóvel. Volante duro. O automóvel
puxa para os lados quando o motorista
larga o volante. O automóvel desvia
e puxa para os lados quando os freios
são acionados. Alinhar a cada 10.000
Km
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Balanceamento
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É a operação
efetuada nos conjuntos roda/pneu dos automóveis
para que durante o movimento o contato
dos pneus com o solo seja uniforme, um
pneu desbalanceado causa alguns danos
como: Trepida a direção
Perde tração e estabilidade
Fica difícil manter o carro na
trajetória Há desgastes
prematuros de rolamentos, amortecedores
e terminais de direção.
Desgaste acentuado e irregular dos pneus.
Faça um novo balanceamento quando
perceber esses problemas ou a cada 10.000
Km.
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Caster
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É o ângulo
de inclinação do pneu para
frente (positivo) ou para trás
(negativo). O caster é responsável
pela estabilidade direcional do automóvel,
quando suas medidas estão muito
fora do original, ocorre um desgaste total
e prematuro da banda de rodagem do pneu
e possibilita também o veículo
puxar para o lado em que a medida estiver
incorreta.
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Cambagem
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A cambagem é determinada
pela inclinação da parte
superior da roda, para dentro ou para
fora do automóvel.
Quando positiva em excesso, Há
um desgaste no ombro externo do pneu.
Quando negativo em excesso, há
um desgaste no ombro interno do pneu.
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Freios
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Tem por finalidade controlar
a moderação de velocidade,
a parada e a imobilização
do veículo quando estacionado.
É uma das partes mais importantes
e vitais de um veículo.
Devidamente conservado e ajustado, proporciona
ao motorista a garantia de uma frenagem
segura sob as mais diversas condições
de tráfegos
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Injeção Eletrônica
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É um sistema de gerenciamento
composto de uma central eletrônica
que recebe informações de
sensores instalados no motor e controla,
entre outros sistemas, a injeção
de combustível e a ignição.
Os sistemas de injeção são
constituídos basicamente de sensores
e atuadores.
Sua principal função é
formar a mistura de ar e combustível
necessária ao perfeito funcionamento
do motor, mantendo os índices de
emissão de poluentes dentro do
padrão estabelecido pelo Código
de Trânsito Brasileiro.
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Molas
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São componentes da
suspensão e trabalha junto com
os amortecedores tem como função
sustentar o veículo. É também
função das molas, dissipar
choques entre o conjunto da suspensão
e carroceria do veículo.
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Embreagem
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O conjunto de embreagens
é formado basicamente por:
Platô
Disco
Rolamentos
A função deste conjunto
é propiciar além da facilidade
das trocas de marchas, o desempenho, conforto
e segurança para o veículo
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Pneus
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É o pneu que liga
o veiculo ao solo. Ele é composto
por borracha durável tecnicamente
definida para suportar o peso do veiculo
e trafegar em diversos tipos de terrenos
em velocidades diferentes. Atualmente
os pneus são radiais e sem câmara,
os quais ao serem perfurados por um objeto,
o próprio objeto vedará
o furo evitando a perda da pressão
total do pneu, permitindo que rode com
o veiculo até que seja consertado.
A parte do pneu que está em contato
com o solo é a banda de rodagem,
seus variados desenhos definirão
os benefícios que o pneu pode propor
ao usuário. Portanto, ao optar
pela troca de pneus, é importante
saber as condições climáticas,
de solo ou peso que serão usados
os pneus.
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Rodas
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São elementos que
fazem parte do conjunto de suspensão
dos veículos. Elas garantem perfeita
concentricidade e acoplamento dimensional
entre o pneu e o aro, que permite reduzir
vibrações, aumenta o conforto
ao dirigir.
Certifique que as rodas e as peças
de instalação (porca, arruela,
anel, friso, anel separador e válvula),
estejam em perfeita condição
de uso. Em condição adversa
pode provocar desgaste irregular dos pneus,
das peças da suspensão,
desconforto do motorista, passageiro,
danificar a carga a ser transportada e
provocar acidentes.
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Baterias
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É um acumulador de
energia elétrica que tem a função
de fornecer energia no momento da partida
do motor do veiculo até que o motor
funcione pela própria queima de
combustível. Além disso
alimenta com energia todo o sistema elétrico
do veiculo no momento que o motor não
está em funcionamento.
Existem dois tipos de baterias: Convencionais,
que requer a manutenção
periódica, quanto ao abastecimento
com água destilada, e Seladas,
que a manutenção não
requer este cuidado pois a água
ao evaporar retorna para os vasos por
uma câmara de retorno transformando
vapor em forma de água novamente.
No entanto, os dois tipos requer que o
sistema elétrico do veiculo esteja
em perfeito funcionamento para a durabilidade
da bateria.
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Óleo & Filtros
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O filtro de óleo
funciona como uma rede que retém
as impurezas do óleo circulante
do motor. Substitua-o a cada duas trocas
de óleo, ou conforme a recomendação
do fabricante. O
filtro de ar impede que partículas
entrem na câmara de combustão.
Quando eles estão sujos, o veículo
rende menos e consome mais combustível.
O
filtro de combustível retém
possíveis impurezas, antes que
ele chegue ao motor.
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Ar
- Condicionado |
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Calotas
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Homocinéticas
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Caixa de Direção
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Cubos & Rolamentos
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Bandejas
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Protetor de Carter
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Correia Dentada
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Bomba D'Agua
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Palhetas
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Extintores
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